O verão pede muita água, suco geladinho e sorvete! Mas esses momentos podem ficar comprometidos para quem sofre de sensibilidade dentária. Apesar de atingir pessoas em qualquer época do ano, quem tem o problema acaba sofrendo ainda mais no verão pelo alto consumo de alimentos e bebidas frias. Para que esta complicação não estrague seus momentos refrescantes, veja como tratar este desconforto bucal.
ENTENDA A RAIZ DO PROBLEMA
A sensibilidade dentária surge quando áreas da dentina ou da raiz ficam expostas e a dor aparece toda vez que ocorrem estímulos externos, ou seja, com a ingestão de alimentos gelados, ácidos e doces. “Esta dor caracteriza-se por ser súbita, aguda e que logo passa após cessar o estímulo, sendo de curta duração e não levando o paciente a necessitar de analgésicos”. Em algumas situações, até mesmo durante a fala, quando se respira pela boca, ou no instante que se recebe impacto do vento sobre os dentes, como do ar-condicionado, pode ocorrer incomodos da sensibilidade dentária.
A CHEGADA DO VERÃO PODE SER DESCONFORTÁVEL
O verão é a época mais quente do ano. Para se refrescar e manter o corpo hidratado, o consumo de bebidas frias, frutas cítricas e alimentos gelados é extremamente necessário para amenizar todo esse calor. Por isso é comum a sensação de que no verão as dores aumentam. Afinal, quem dispensa um sorvete durante a estação mais calorosa? “Tais situações são estímulos para a movimentação do fluído intratubular das áreas de dentina exposta, o que desencadeia a hipersensibilidade dentinária”.
EVITE OS ALIMENTOS E BEBIDAS CÍTRICAS
Não só no verão, mas durante o ano inteiro o consumo de alimentos ácidos deve ser reduzido ou evitado. “Sucos naturais ou não, frutas e qualquer bebida industrializada abaixo do pH crítico do esmalte (5.5) representa um risco para potencializar a perda desta camada protetora, o esmalte, por um processo chamado de erosão dentária e estimular o surgimento ou o aumento da hipersensibilidade dentinária”, atenta. A dica é ficar de olho e buscar um aconselhamento nutricional para substituí-los sem que haja perda de nutrientes fundamentais para a saúde.
CURTA O VERÃO LONGE DA SENSIBILIDADE
Para preservar ao máximo a integridade do esmalte dentário o especialista conta o que é fundamental. “O uso de escova dental com cerdas macias para evitar desgaste mecânico do esmalte; uso de cremes dentais com flúor e repositores minerais resultantes para reduzir ou reparar as perdas minerais de algum desequilíbrio de pH na boca”. Para quem tem o problema, o ideal é consultar um Dentista para curtir o verão sem dores. “O tratamento vai depender da intensidade e causa da sensibilidade, mas o Dentista pode orientar quanto aos cuidados primordiais”.
CREME DENTAL COM FLUORETO DE ESTANHO
Para que você possa tomar aquele sorvetinho sem receio, o ideal é usar um creme dental que possui Fluoreto de Estanho (SnF2) em sua composição que bloqueia os canais conectados aos nervos do dente, impedindo que os alimentos ativem a dor e o desconforto da sensibilidade. Tudo isso é importante para que você aproveite, sem exceções, o que tem de melhor nesta estação.
Fonte: www.sorrisologia.com.br