Língua é indicador de doenças

A língua é uma grande fonte de informações sobre a saúde de cada um e, por isso, examinar os aspectos dela (coloração, textura e odor) pode ser determinante para o diagnóstico de patologias. No exame clínico da língua, a alteração na cor pode indicar, por exemplo, uma anemia, se estiver muito esbranquiçada. Lesões aftosas indicam uma estomatite, ou alguma doença que esteja provocando queda da imunidade do paciente.

Doenças bucais – Mucocele

Comum em crianças, trata-se de uma lesão em forma de bolha, localizada geralmente no lábio inferior, causada pelo entupimento das glândulas salivares. Muitas crianças têm o hábito de mordiscar o lábio, o que acaba causando a mucocele, normalmente é necessária cirurgia para a remoção deste tipo de lesão.

Granuloma gravídico

Durante a gestação, por causa da ação dos hormônios femininos, a gengiva feminina se torna mais suscetível a inflamações, podendo sangrar e provocar mau hálito. Esse tipo de gengivite é chamado de granuloma gravídico e requer tratamento odontológico.

Boca seca

A síndrome da boca seca pode ser fisiológica ou indicar algumas doenças sistêmicas, acelerando o aparecimento de cáries, infecções bucais e, principalmente, gengivite. E, segundo o Instituto de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos, a inflamação gengival é a principal causa de perda dental no mundo.

Continue lendo “Boca seca”

Infecção dentária ou abscesso dentário

Nós da OdontoBase sabemos que muitas pessoas sentem dores nos dentes, porém não sabem que pode ser uma infecção dentária.
Afinal, o que é essa infecção dentária ou abscesso dentário?

É um acúmulo de pus no dente ou gengiva devido a uma infecção bacteriana. Ele pode ocorrer em diferentes regiões do dente por razões diferentes. Um abcesso periapical ocorre na ponta da raiz dentária, enquanto que um periodontal ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente.

Continue lendo “Infecção dentária ou abscesso dentário”

10 Motivos Para Ir ao Dentista

Normalmente, as pessoas só recorrem ao consultório quando o dente dói, mas o dentista pode ajudar a diagnosticar doenças sistêmicas, transtornos alimentares, distúrbios do sono, dores de cabeça, halitose e outros problemas que você nem imagina.

Veja 10 sinais de que você precisa procurar seu dentista:
• Ronco e apneia 
O dentista pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, como o ronco – ruído causado pela vibração do ar durante sua passagem pelas vias aéreas – e a apneia obstrutiva do sono – episódios de interrupção da respiração durante o sono. Quando o ronco e a apneia são causados pela obstrução parcial das vias aéreas superiores, o cirurgião-dentista pode confeccionar um aparelho que muda a posição da mandíbula e libera essa obstrução, melhorando tanto ronco quanto a apneia.

Continue lendo “10 Motivos Para Ir ao Dentista”

Auxiliar a criança na escovação é a saída para dentes fortes. Confira as dicas!

Ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará resultados para o resto da vida Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, houve uma redução de 26% de cáries nas crianças de 12 anos desde 2003. Isso prova que ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará resultados para o resto da vida. Porém, para isso é necessário alguns cuidados especiais desde cedo.

Continue lendo “Auxiliar a criança na escovação é a saída para dentes fortes. Confira as dicas!”