Estresse pode prejudicar a sa√ļde bucal

Problemas bucais causados pelo estresse
РSurgimento de aftas РAftas são pequenas feridas na boca causadas por vírus, bactéria e deficiência do sistema imunológico.
– ATM/Bruxismo – As pessoas sob estresse podem ter problemas que afetam a articula√ß√£o temporomandibular, assim como o ranger e apertar os dentes durante o dia ou quando dormem.¬† Continue lendo “Estresse pode prejudicar a sa√ļde bucal”

Língua é indicador de doenças

A l√≠ngua √© uma grande fonte de informa√ß√Ķes sobre a sa√ļde de cada um e, por isso, examinar os aspectos dela (colora√ß√£o, textura e odor) pode ser determinante para o diagn√≥stico de patologias. No exame cl√≠nico da l√≠ngua, a altera√ß√£o na cor pode indicar, por exemplo, uma anemia, se estiver muito esbranqui√ßada. Les√Ķes aftosas indicam uma estomatite, ou alguma doen√ßa que esteja provocando queda da imunidade do paciente.

Doenças bucais РMucocele

Comum em crian√ßas, trata-se de uma les√£o em forma de bolha, localizada geralmente no l√°bio inferior, causada pelo entupimento das gl√Ęndulas salivares. Muitas crian√ßas t√™m o h√°bito de mordiscar o l√°bio, o que acaba causando a mucocele, normalmente √© necess√°ria cirurgia para a remo√ß√£o deste tipo de les√£o.

Granuloma gravídico

Durante a gesta√ß√£o, por causa da a√ß√£o dos horm√īnios femininos, a gengiva feminina se torna mais suscet√≠vel a inflama√ß√Ķes, podendo sangrar e provocar mau h√°lito. Esse tipo de gengivite √© chamado de granuloma grav√≠dico e requer tratamento odontol√≥gico.

Boca seca

A s√≠ndrome da boca seca pode ser fisiol√≥gica ou indicar algumas doen√ßas sist√™micas, acelerando o aparecimento de c√°ries, infec√ß√Ķes bucais e, principalmente, gengivite. E, segundo o Instituto de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos, a inflama√ß√£o gengival √© a principal causa de perda dental no mundo.

Continue lendo “Boca seca”

Infecção dentária ou abscesso dentário

Nós da OdontoBase sabemos que muitas pessoas sentem dores nos dentes, porém não sabem que pode ser uma infecção dentária.
Afinal, o que é essa infecção dentária ou abscesso dentário?

√Č um ac√ļmulo de pus no dente ou gengiva devido a uma infec√ß√£o bacteriana. Ele pode ocorrer em diferentes regi√Ķes do dente por raz√Ķes diferentes. Um abcesso periapical ocorre na ponta da raiz dent√°ria, enquanto que um periodontal ocorre nas gengivas junto √† raiz de um dente.

Continue lendo “Infec√ß√£o dent√°ria ou abscesso dent√°rio”

10 Motivos Para Ir ao Dentista

Normalmente, as pessoas s√≥ recorrem ao consult√≥rio quando o dente d√≥i, mas o dentista pode ajudar a diagnosticar doen√ßas sist√™micas, transtornos alimentares, dist√ļrbios do sono, dores de cabe√ßa, halitose e outros problemas que voc√™ nem imagina.

Veja 10 sinais de que você precisa procurar seu dentista:
‚ÄĘ Ronco e apneia¬†
O dentista pode auxiliar no diagn√≥stico e tratamento de dist√ļrbios do sono, como o ronco ‚Äď ru√≠do causado pela vibra√ß√£o do ar durante sua passagem pelas vias a√©reas ‚Äď e a apneia obstrutiva do sono ‚Äď epis√≥dios de interrup√ß√£o da respira√ß√£o durante o sono. Quando o ronco e a apneia s√£o causados pela obstru√ß√£o parcial das vias a√©reas superiores, o cirurgi√£o-dentista pode confeccionar um aparelho que muda a posi√ß√£o da mand√≠bula e libera essa obstru√ß√£o, melhorando tanto ronco quanto a apneia.

Continue lendo “10 Motivos Para Ir ao Dentista”

Auxiliar a criança na escovação é a saída para dentes fortes. Confira as dicas!

Ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno √© um investimento que trar√° resultados para o resto da vida Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Minist√©rio da Sa√ļde, houve uma redu√ß√£o de 26% de c√°ries nas crian√ßas de 12 anos desde 2003. Isso prova que ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno √© um investimento que trar√° resultados para o resto da vida. Por√©m, para isso √© necess√°rio alguns cuidados especiais desde cedo.

Continue lendo “Auxiliar a crian√ßa na escova√ß√£o √© a sa√≠da para dentes fortes. Confira as dicas!”