Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates

A dentista Simone Rocha alerta sobre a importância de uma escovação após a ingestão dessas guloseimas de páscoa para evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Chegou à época do ano que os amantes de chocolate mais gostam: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe dessa guloseima. Por onde passa você vê aquelas vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, a dentista Simone Rocha vai ensinar o melhor jeito de aproveitar a páscoa sem esquecer-se da saúde dos dentes.

Continue lendo “Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates”

Amor de mãe: confira 5 dicas de uma odontopediatra para os cuidados da saúde bucal da criança durante e após a gestação

1 – Cuidados antes do bebê nascer

Toda futura mamãe precisa saber que, durante a gestação, existe uma série de alterações hormonais que podem proporcionar infecções no meio bucal. Por isso, é importante que toda grávida procure um dentista para avaliar como anda a saúde do seu sorriso. “O pré-natal odontológico tem o objetivo de orientar as futuras mamães quanto ao controle da dieta, cuidados com relação as alterações hormonais, amamentação e primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê”, afirma a especialista. Detectar e tratar doenças orais precocemente também estão na rotina deste profissional. Continue lendo “Amor de mãe: confira 5 dicas de uma odontopediatra para os cuidados da saúde bucal da criança durante e após a gestação”

Semana da Criança

Em comemoração a semana da criança, no último dia 10 de outubro, realizamos uma ação com a nossa instituição parceira, o Educandário Anália Franco, que transformou a tarde dos pequenos estudantes.

O entretenimento ficou por conta das palestras lúdicas e didáticas para todas as crianças da educação infantil. A equipe da nossa Dra Victória Alves ensinou a importância da escovação de dentes correta, quantas vezes ao dia deve-se higienizar a boca e esclareceu como é fundamental procurar um profissional assim que aparece o primeiro dente de leite das crianças.

Continue lendo “Semana da Criança”

Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças

1) Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?

Ao nascimento, na maternidade o recém-nascido deve receber o exame da sua boca pela equipe hospitalar, e logo que possível pelo odontopediatra no consultório. Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra, sendo que as visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê. Continue lendo “Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças”

Flúor, a partir de qual idade utilizar?

A partir do momento em que os dentes irrompem, eles já podem receber os benefícios do contato com o flúor, mas cabe ao Odontopediatra recomendar e
definir a melhor maneira de utilizá-lo (momento para iniciar, tipo, freqüência, etc.). Os veículos mais comumente utilizados para a aplicação dos fluoretos nas superfícies dentais são os dentifrícios com flúor em casa, e em forma de gel, espuma ou verniz, estes três últimos utilizados apenas no consultório
odontológico, pelo profissional.
Continue lendo “Flúor, a partir de qual idade utilizar?”

Saiba a importância dos dentes de leite para a criança

Afinal para que servem esses dentes pequenininhos que nascem, fazem o bebê sofrer e logo caem sendo substituídos por outros mais fortes? Os dentes de leite são importantes por vários motivos, pois eles auxiliam na alimentação da criança, no desenvolvimento da fala, no desenvolvimento dos ossos da face, na estética da criança, e consequentemente na sociabilização dessa criança. Leve seu pequeno ao dentista para acompanhamento regularmente.

Livros e atividades lúdicas ensinam a cuidar da saúde bucal

O mundo para as crianças é mágico. Estimular a imaginação dos pequenos é a melhor forma de ajudar a entender questões não muito claras para sua pouca idade. Afinal, é difícil compreender coisas que seus olhos não veem. Esse é o caso da saúde bucal. Elas sabem que têm dentes, mas como falar sobre cárie, mau hálito e outras questões? Mostre livros ilustrados, personagens, estimule seu pequeno a entender essas questões.

Traumas em dente de leite influenciam a nova dentição

Tudo que a criança sofre durante a dentição decídua, ou popularmente conhecida como dentição de leite, influencia no desenvolvimento dos dentes permanentes. Para garantir a saúde bucal das crianças, é preciso estimular a higiene bucal e restringir o consumo de doces, limitando a frequência apenas após as refeições principais, e não entre elas. Também é importante remover chupetas e mamadeiras até os dois anos de idade, na dúvida, sempre consulte seu dentista.

Doenças bucais – Mucocele

Comum em crianças, trata-se de uma lesão em forma de bolha, localizada geralmente no lábio inferior, causada pelo entupimento das glândulas salivares. Muitas crianças têm o hábito de mordiscar o lábio, o que acaba causando a mucocele, normalmente é necessária cirurgia para a remoção deste tipo de lesão.