Manual orienta atendimento de profissionais da saúde em casos de violência

Os profissionais da saúde podem ajudar a identificar e denunciar casos de maus tratos aos pacientes menores de idade. Para orientá-los sobre a conduta a ser tomada nesses casos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) criaram o Manual de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência. O material está em sua segunda edição e pode ser acessado aqui. Continue lendo “Manual orienta atendimento de profissionais da saúde em casos de violência”

Dentistas explicam como os mordedores ajudam na saúde bucal dos bebês

Todos os papais e mamães sabem como o corpinho do bebê se desenvolve rapidamente. Às vezes, tão rápido que dá vontade de voltar no tempo. Mas o que poucos notam é o desenvolvimento dentário. Os bebês começam a ter as primeiras erupções dos dentinhos com 6 ou 7 meses. “Esse período pode ser associado a presença de manifestações orgânicas, tais como aumento da salivação, irritabilidade, diminuição do apetite, elevação da temperatura média, erupções cutâneas e inflamação gengival”, explicam as odontopediatras Mariana Benicio e Fernanda Cruz. Por isso, foi criado no mercado uma solução para isso: os mordedores para bebês.

Continue lendo “Dentistas explicam como os mordedores ajudam na saúde bucal dos bebês”

Festa julina: a época mais gostosa do ano é um desafio para quem está em tratamento ortodôntico

Chegou a época dos arraiás! No entanto, pacientes com aparelho ortodôntico precisam ficar atentos. Veja algumas dicas para aproveitar a festa e manter sua saúde bucal

 

PENSE BEM NA HORA DE ESCOLHER O QUE COMER

Além das manutenções feitas pelo ortodontista, o tratamento ortodôntico depende da contribuição do paciente para que dê certo. E isso inclui atenção redobrada na hora da alimentação. Alimentos duros e pegajosos são vilões para o aparelho. Isto porque suas texturas contribuem para a possibilidade de quebra de alguma parte do dispositivo, como soltar um braquete ou mover o aro ortodôntico. Continue lendo “Festa julina: a época mais gostosa do ano é um desafio para quem está em tratamento ortodôntico”

Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates

A dentista Simone Rocha alerta sobre a importância de uma escovação após a ingestão dessas guloseimas de páscoa para evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Chegou à época do ano que os amantes de chocolate mais gostam: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe dessa guloseima. Por onde passa você vê aquelas vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, a dentista Simone Rocha vai ensinar o melhor jeito de aproveitar a páscoa sem esquecer-se da saúde dos dentes.

Continue lendo “Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates”

Amor de mãe: confira 5 dicas de uma odontopediatra para os cuidados da saúde bucal da criança durante e após a gestação

1 – Cuidados antes do bebê nascer

Toda futura mamãe precisa saber que, durante a gestação, existe uma série de alterações hormonais que podem proporcionar infecções no meio bucal. Por isso, é importante que toda grávida procure um dentista para avaliar como anda a saúde do seu sorriso. “O pré-natal odontológico tem o objetivo de orientar as futuras mamães quanto ao controle da dieta, cuidados com relação as alterações hormonais, amamentação e primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê”, afirma a especialista. Detectar e tratar doenças orais precocemente também estão na rotina deste profissional. Continue lendo “Amor de mãe: confira 5 dicas de uma odontopediatra para os cuidados da saúde bucal da criança durante e após a gestação”

Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças

1) Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?

Ao nascimento, na maternidade o recém-nascido deve receber o exame da sua boca pela equipe hospitalar, e logo que possível pelo odontopediatra no consultório. Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra, sendo que as visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê. Continue lendo “Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças”

Livros e atividades lúdicas ensinam a cuidar da saúde bucal

O mundo para as crianças é mágico. Estimular a imaginação dos pequenos é a melhor forma de ajudar a entender questões não muito claras para sua pouca idade. Afinal, é difícil compreender coisas que seus olhos não veem. Esse é o caso da saúde bucal. Elas sabem que têm dentes, mas como falar sobre cárie, mau hálito e outras questões? Mostre livros ilustrados, personagens, estimule seu pequeno a entender essas questões.

Traumas em dente de leite influenciam a nova dentição

Tudo que a criança sofre durante a dentição decídua, ou popularmente conhecida como dentição de leite, influencia no desenvolvimento dos dentes permanentes. Para garantir a saúde bucal das crianças, é preciso estimular a higiene bucal e restringir o consumo de doces, limitando a frequência apenas após as refeições principais, e não entre elas. Também é importante remover chupetas e mamadeiras até os dois anos de idade, na dúvida, sempre consulte seu dentista.