Confira as características dos diferentes tipos de aparelhos:
Aparelho móvel
O aparelho móvel (ortopédico) é indicado para pacientes na fase de dentição de leite e mista (fase de crescimento). A cooperação do paciente (ou responsável) faz toda a diferença para o resultado do processo.
Aparelho fixo
Já o aparelho fixo, o mais usado hoje em dia, é considerado um tratamento corretivo feito na dentição já permanente. Na sua forma mais tradicional, é composto por bráquetes de metal (colados nos dentes) e elásticos que prendem o fio metálico que serve de guia para o alinhamento dos dentes.
Aparelhos fixos estéticos
São aparelhos fixos menores e mais discretos, com cores parecidas com dentes de verdade. Podem ter bráquetes feitos de porcelana, policarbonato e até safira!
Aparelho auto-ligado
A técnica auto-ligada dispensa o uso das borrachinhas (elásticos), pois os bráquetes têm um dispositivo próprio que prende o fio. É uma das versões mais modernas do aparelho fixo hoje em dia.
Alinhadores invisíveis
O aparelho invisível (ou alinhador invisível) corrige os dentes utilizando uma série de placas removíveis de acetato, feitas sob medida, que são indicadas para casos simples de alinhamento e nivelamento.
Aparelho lingual
Seguindo a linha de aparelhos “invisíveis”, esse é um modelo praticamente imperceptível, pois os bráquetes são colocados na parte interna dos dentes e ficam em contato com a língua.
Via http://goo.gl/s1LJB4