A síndrome da boca seca pode ser fisiológica ou indicar algumas doenças sistêmicas, acelerando o aparecimento de cáries, infecções bucais e, principalmente, gengivite. E, segundo o Instituto de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos, a inflamação gengival é a principal causa de perda dental no mundo.
Estão entre os principais sintomas da síndrome a sensação pegajosa na língua (causada pela falta de saliva), o mau hálito, língua avermelhada, áspera e seca, sensação ruim na garganta (como se fosse um pigarro), sede frequente, feridas nos cantos da boca e fissuras nos lábios, ardência lingual, dificuldade ao falar, rouquidão, secura nas vias nasais e dor de garganta.
O envelhecimento, o uso de alguns medicamentos, além de doenças como diabetes, anemia, fibrose cística, hipertensão e artrite reumatoide e o fumo podem ser algumas das causas da boca seca.
Para combater a boca seca, mantenha sempre uma boa higiene oral (enxaguando a boca diversas vezes ao dia), além de ingerir bastante líquido e adotar uma alimentação rica em alimentos com alto teor de água.
Saiba mais em http://goo.gl/4hCp2H