Atenção na Saúde Bucal!

O tártaro é o grande inimigo da saúde bucal nos adultos. Ele é a causa de mal hálito, sangramento e infecções gengivais, amolecimento e perda dos dentes, comprometimento da saúde geral e pneumonia em pacientes entubados.

O papel dos cuidados bucais na prevenção da pneumonia adquirida em hospital.

Estudos apontam que a pneumonia hospitalar é uma das principais infecções que atingem pacientes internados em UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Em sua maioria pode ser originada por microrganismo que proliferam na orofaringe.

Devido à má qualidade da higiene bucal nesses pacientes ali internados têm maior prevalência de colonização de patógenos respiratórios em seus dentes e mucosa bucal. A higiene bucal inadequada favorece o crescimento de um biofilme patogênico contendo micro-organismos que podem colonizar os pulmões. Além do mais, pacientes que apresentam doença periodontal possuem microrganismos que facilitam a colonização das vias aéreas superiores por patógenos pulmonares. Estes micro-organismos, em altas concentrações na saliva, podem ser aspirados para o pulmão desencadeando está infecção respiratória. Assim ao considerar que estas infecções estão entre as causas de morbidez e mortalidade em pacientes internados em UTIs

No entanto, o que se percebe no cotidiano nas UTIs é que as condições bucais, assim como a higiene bucal em pacientes hospitalizados, têm grande influência também que colabora para o aumento de tempo de internação durante a permanência nas UTIs. De acordo com as pesquisas “cinco dias de internação na UTI, pacientes que desenvolveram pneumonia teve sua etiologia bacteriana associada à placa dental”

A higiene bucal completa é amplamente reconhecida como elemento crucial na prevenção de pneumonia em pacientes internados.

 

Se o paciente não pratica a higiene bucal e não possui a prevenção em dia, o tártaro dentário, formado por depósitos sólidos de bactérias, se estabelece seguido de gengivite emergente, inflamação das gengivas, infecção e subsequente mudança de Streptococcus e Actinomyces para um número crescente de bacilos gram-negativos aeróbicos, ocasionando pneumonia.

Falta de cuidados bucais colocam o paciente em risco de adquirir pneumonia hospitalar. A pneumonia é uma doença infecciosa mórbida e prevalente que representa cerca de 15% de todas as infecções adquiridas em hospital.

 

Fonte pesquisa

 

http://www.pensaracademico.unifacig.edu.br

Autor: Maikson Bilher de Freitas Queiroz Orientadora: Samantha Peixoto Pereira

Publicado por