Consumir bebidas energéticas ou bebidas esportivas após o exercício ou em um momento em que estamos cansados, é uma escolha popular para manter a forma. Esta bebida é considerada melhor do que refrigerante para este fim, mas na verdade, para as bebidas energéticas também são atribuídos certos problemas de saúde, especialmente da saúde dental. As bebidas energéticas podem causar erosão dental.
Um relatório da “Denstistry Geral” revela que as bebidas energéticas contém ácidos que causam duas vezes mais cáries.
“Muitos pacientes ficam surpresos ao saber que as bebidas energéticas tornam a boca mais ácida”, disse o autor do estudo Poonam Jain.
Depois de cinco dias de exposição ao ácido das bebidas energéticas, o esmalte do dente pode começar a corroer e causar danos de difícil reparação. Sem a proteção do esmalte dos dentes, os dentes tornam-se mais sensíveis e aumenta a probabilidade de cáries.
De acordo com um estudo, 50% dos adolescentes norte-americanos consomem pelo menos uma bebida energética a cada dia. Mais de 60% também consome regularmente bebidas esportivas.
Os médicos não recomendam escovar os dentes imediatamente após a ingestão de uma bebida energética ou prática esportiva, porque escovar pode propagar o ácido para a superfície e aumentar a erosão do esmalte dos dentes.
Por isso, os pesquisadores recomendam que os pais e professores supervisionem o uso dessas bebidas, bem como esportes para crianças. Depois de tomar uma bebida energética, deve-se beber água ou mastigar chiclete sem açúcar. Estas duas atitudes provocam o aumento de saliva que ajuda a restaurar naturalmente os níveis normais de acidez na boca.
Fonte: https://www.saudedicas.com.br/