É comum encontrarmos pessoas preocupadas com a qualidade da sua alimentação, que tipo de alimentos estão ingerindo, em comer pouca gordura, privilegiar os vegetais e outros cuidados. Mas poucas são as pessoas que dão a devida atenção à importância da mastigação, que é o primeiro passo para uma boa digestão.
Boa parte dos problemas digestivos, como azia, má digestão, sonolência após a refeição, podem ter origem em uma mastigação insuficiente. Engolir alimentos em pedaços grandes faz com que o estômago necessite de maior esforço para triturá-los, e isso pode causar esses transtornos digestivos tão comuns.
Por isso, qualquer que seja o alimento, a mastigação é uma grande aliada no processo digestivo. A trituração dos feita pelos dentes reduz os alimentos em pedaços menores, o que transforma a digestão em um processo mais rápido e saudável.
Mas não é apenas no processo digestivo que a mastigação auxilia. Quando se mastiga bem os alimentos, a sensação de saciedade é maior e mais rápida.
Ou seja, a pessoa se sente saciada com uma menor quantidade de alimentos e isso ajuda no controle da quantidade de comida ingerida. E além de todos os benefícios para a saúde, com uma mastigação mais compassada os sabores dos alimentos também ficam mais intensos e você aprecia melhor as refeições.
Dicas para uma boa mastigação
Para ter uma mastigação mais lenta e uma digestão mais saudável, aí vão algumas dicas. Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento enquanto estiver com a boca ainda cheia.
Aprecie o sabor da comida, sinta o gosto e a textura dos alimentos. Separe tempo para fazer suas refeições e não coma em frente à TV. Para mastigar bem e lentamente é preciso se concentrar na refeição.
Fonte: Dicas de Mulher