Para que serve a documentação ortodôntica?

Um dos tratamentos de dentes mais comuns é o ortodôntico: a colocação de um aparelho para alinhamento dos dentes e melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes. O profissional que cuida dessa área é o ortodontista: um dentista especializado, que tem todas as ferramentas e conhecimento técnico para realizar o seu tratamento da melhor maneira possível.
Continue lendo “Para que serve a documentação ortodôntica?”

Festa julina: a época mais gostosa do ano é um desafio para quem está em tratamento ortodôntico

Chegou a época dos arraiás! No entanto, pacientes com aparelho ortodôntico precisam ficar atentos. Veja algumas dicas para aproveitar a festa e manter sua saúde bucal

 

PENSE BEM NA HORA DE ESCOLHER O QUE COMER

Além das manutenções feitas pelo ortodontista, o tratamento ortodôntico depende da contribuição do paciente para que dê certo. E isso inclui atenção redobrada na hora da alimentação. Alimentos duros e pegajosos são vilões para o aparelho. Isto porque suas texturas contribuem para a possibilidade de quebra de alguma parte do dispositivo, como soltar um braquete ou mover o aro ortodôntico. Continue lendo “Festa julina: a época mais gostosa do ano é um desafio para quem está em tratamento ortodôntico”

Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates

A dentista Simone Rocha alerta sobre a importância de uma escovação após a ingestão dessas guloseimas de páscoa para evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Chegou à época do ano que os amantes de chocolate mais gostam: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe dessa guloseima. Por onde passa você vê aquelas vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, a dentista Simone Rocha vai ensinar o melhor jeito de aproveitar a páscoa sem esquecer-se da saúde dos dentes.

Continue lendo “Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates”

Amor de mãe: confira 5 dicas de uma odontopediatra para os cuidados da saúde bucal da criança durante e após a gestação

1 – Cuidados antes do bebê nascer

Toda futura mamãe precisa saber que, durante a gestação, existe uma série de alterações hormonais que podem proporcionar infecções no meio bucal. Por isso, é importante que toda grávida procure um dentista para avaliar como anda a saúde do seu sorriso. “O pré-natal odontológico tem o objetivo de orientar as futuras mamães quanto ao controle da dieta, cuidados com relação as alterações hormonais, amamentação e primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê”, afirma a especialista. Detectar e tratar doenças orais precocemente também estão na rotina deste profissional. Continue lendo “Amor de mãe: confira 5 dicas de uma odontopediatra para os cuidados da saúde bucal da criança durante e após a gestação”

Semana da Criança

Em comemoração a semana da criança, no último dia 10 de outubro, realizamos uma ação com a nossa instituição parceira, o Educandário Anália Franco, que transformou a tarde dos pequenos estudantes.

O entretenimento ficou por conta das palestras lúdicas e didáticas para todas as crianças da educação infantil. A equipe da nossa Dra Victória Alves ensinou a importância da escovação de dentes correta, quantas vezes ao dia deve-se higienizar a boca e esclareceu como é fundamental procurar um profissional assim que aparece o primeiro dente de leite das crianças.

Continue lendo “Semana da Criança”

Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças

1) Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?

Ao nascimento, na maternidade o recém-nascido deve receber o exame da sua boca pela equipe hospitalar, e logo que possível pelo odontopediatra no consultório. Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra, sendo que as visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê. Continue lendo “Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças”

Flúor, a partir de qual idade utilizar?

A partir do momento em que os dentes irrompem, eles já podem receber os benefícios do contato com o flúor, mas cabe ao Odontopediatra recomendar e
definir a melhor maneira de utilizá-lo (momento para iniciar, tipo, freqüência, etc.). Os veículos mais comumente utilizados para a aplicação dos fluoretos nas superfícies dentais são os dentifrícios com flúor em casa, e em forma de gel, espuma ou verniz, estes três últimos utilizados apenas no consultório
odontológico, pelo profissional.
Continue lendo “Flúor, a partir de qual idade utilizar?”