Festa julina: a época mais gostosa do ano é um desafio para quem está em tratamento ortodôntico

Chegou a época dos arraiás! No entanto, pacientes com aparelho ortodôntico precisam ficar atentos. Veja algumas dicas para aproveitar a festa e manter sua saúde bucal

 

PENSE BEM NA HORA DE ESCOLHER O QUE COMER

Além das manutenções feitas pelo ortodontista, o tratamento ortodôntico depende da contribuição do paciente para que dê certo. E isso inclui atenção redobrada na hora da alimentação. Alimentos duros e pegajosos são vilões para o aparelho. Isto porque suas texturas contribuem para a possibilidade de quebra de alguma parte do dispositivo, como soltar um braquete ou mover o aro ortodôntico. Continue lendo “Festa julina: a época mais gostosa do ano é um desafio para quem está em tratamento ortodôntico”

Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates

A dentista Simone Rocha alerta sobre a importância de uma escovação após a ingestão dessas guloseimas de páscoa para evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Chegou à época do ano que os amantes de chocolate mais gostam: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe dessa guloseima. Por onde passa você vê aquelas vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, a dentista Simone Rocha vai ensinar o melhor jeito de aproveitar a páscoa sem esquecer-se da saúde dos dentes.

Continue lendo “Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates”

Amor de mãe: confira 5 dicas de uma odontopediatra para os cuidados da saúde bucal da criança durante e após a gestação

1 – Cuidados antes do bebê nascer

Toda futura mamãe precisa saber que, durante a gestação, existe uma série de alterações hormonais que podem proporcionar infecções no meio bucal. Por isso, é importante que toda grávida procure um dentista para avaliar como anda a saúde do seu sorriso. “O pré-natal odontológico tem o objetivo de orientar as futuras mamães quanto ao controle da dieta, cuidados com relação as alterações hormonais, amamentação e primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê”, afirma a especialista. Detectar e tratar doenças orais precocemente também estão na rotina deste profissional. Continue lendo “Amor de mãe: confira 5 dicas de uma odontopediatra para os cuidados da saúde bucal da criança durante e após a gestação”

Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças

1) Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?

Ao nascimento, na maternidade o recém-nascido deve receber o exame da sua boca pela equipe hospitalar, e logo que possível pelo odontopediatra no consultório. Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra, sendo que as visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê. Continue lendo “Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças”

Livros e atividades lúdicas ensinam a cuidar da saúde bucal

O mundo para as crianças é mágico. Estimular a imaginação dos pequenos é a melhor forma de ajudar a entender questões não muito claras para sua pouca idade. Afinal, é difícil compreender coisas que seus olhos não veem. Esse é o caso da saúde bucal. Elas sabem que têm dentes, mas como falar sobre cárie, mau hálito e outras questões? Mostre livros ilustrados, personagens, estimule seu pequeno a entender essas questões.

Traumas em dente de leite influenciam a nova dentição

Tudo que a criança sofre durante a dentição decídua, ou popularmente conhecida como dentição de leite, influencia no desenvolvimento dos dentes permanentes. Para garantir a saúde bucal das crianças, é preciso estimular a higiene bucal e restringir o consumo de doces, limitando a frequência apenas após as refeições principais, e não entre elas. Também é importante remover chupetas e mamadeiras até os dois anos de idade, na dúvida, sempre consulte seu dentista.

Chupeta entorta os dentes, mamadeira dá cárie: mitos e verdades sobre saúde oral infantil

Existem muitos mitos em torno do tema saúde bucal, mas o assunto é mais preocupante quando se trata de como cuidar dos dentes da criançada. Isso porque um erro nessa fase da vida pode significar problemas futuros. Por isso, para não restar dúvidas, professoras de odontopediatria – área da odontologia que cuida de crianças – esclareceram questões sobre o tema para garantir um sorriso saudável aos pequenos.

Continue lendo “Chupeta entorta os dentes, mamadeira dá cárie: mitos e verdades sobre saúde oral infantil”

Estresse na gravidez aumenta o risco de cáries na infância

Pela primeira vez, um estudo sugere que estresse crônico durante a gravidez também pode aumentar o risco de cárie dentária nas crianças. Já se sabe que o estresse na gestação está associado a vários problemas para a saúde dos filhos como baixo peso no nascimento além de maior risco de asma e de alergias, por exemplo.

Continue lendo “Estresse na gravidez aumenta o risco de cáries na infância”

Auxiliar a criança na escovação é a saída para dentes fortes. Confira as dicas!

Ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará resultados para o resto da vida Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, houve uma redução de 26% de cáries nas crianças de 12 anos desde 2003. Isso prova que ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará resultados para o resto da vida. Porém, para isso é necessário alguns cuidados especiais desde cedo.

Continue lendo “Auxiliar a criança na escovação é a saída para dentes fortes. Confira as dicas!”

O quanto é seguro o clareamento de dentes?

Após uma década de pesquisas, métodos clareadores provaram-se seguros e eficazes. Vários produtos disponíveis hoje no mercado não apresentaram reações adversas em dentes ou gengiva após longos testes clínicos e laboratoriais. Tenha a certeza de procurar produtos clinicamente testados, siga as instruções e consulte um profissional da área odontológica. No passado, as concentrações de ingredientes clareadores mais altas, utilizadas em consultório, resultavam em maior sensibilidade. Entretanto, hoje com os géis clareadores são bem tamponados, a sensibilidade não é mais um problema.

Continue lendo “O quanto é seguro o clareamento de dentes?”