As primeiras escovadas
Todos nós sabemos como as nossas crianças tendem a comer mais alimentos açucarados e também sabemos o que isso causa nos dentes delas, logo temos que ensiná-las a escovar os próprios dentes.
Assim que os primeiros dentes começarem a despontar, você já deve levar seu filho a uma consulta com um odontopediatra. Ele irá examinar não só os dentes, como também o céu da boca e até a língua – sem falar nas preciosas orientações sobre como prevenir cáries. O contato precoce com esse profissional evita um problema sério que muita gente carrega pelo resto da vida: o medo do dentista! Então, quando levar a criança ao consultório, tente mostrar o especialista como um amigo e explique que, na verdade, a visita é para cuidar da boca, justamente para que ela não tenha nenhuma doença.
Compre escovas Divertidas e Faça do Hábito uma Festa
Uma das dicas para as crianças escovarem os dentes é comprar escovas e pastas de dentes adequadas para a idade. Existe uma série de modelos de escova no mercado e há diversos sabores gostosos de creme dental. Com certeza um deles seu filho irá adorar. Outra dica é tornar a tarefa agradável: faça festa, brinque, deixe-o escovar errado no começo e aos poucos vá ensinando a fazer de maneira correta.
Seja Modelo, Escove junto!
A maioria das crianças adora imitar os pais e, na escovação será a mesma coisa. Enquanto escova seu próprio dente fale: “Que delícia!”, e quando seu filho terminar o parabenize.
Música Ajuda
Lúcia Coutinho, coordenadora do livro Odontopediatria para o Pediatra, recomenda que a escovação seja acompanhada de músicas cantadas pela pessoa que está escovando, sejam os pais ou outros cuidadores. O ambiente fica mais descontraído e a criança associa a diversão com a tarefa de escovar os dentes.
Sempre acompanhe os seus filhos nessa caminhada, o aprendizado vem desde cedo para que no futuro se torne um hábito, muitas crianças veem a escovação como uma coisa chata, tente fazer o seu filho ver como uma necessidade, assim como comer.
Incentive, Não Assuste!
“Incentivar a criança a ter um sorriso bonito e dentes branquinhos, sem dor, é mais saudável do que assustá-las dizendo que os dentes podem cair ou ficar pretos. Porém, dependendo da idade e da maturidade da criança, mostrar uma fotografia de dentes cariados ou escuros e explicar que isso aconteceu porque a pessoa não escovou os dentes e comeu muitos doces pode, sim, ajudar a criança a visualizar as consequências”, diz a odontopediatra.