Selantes

Os selantes dentais, consistem em um material dentário inserido na superfície de mastigação (oclusão) dos dentes — principalmente molares e pré-molares — para auxiliar a protegê-los de bactérias e ácidos que contribuem para a cárie dentária.

Escovação cuidadosa e uso do fio dental auxiliam a remover resíduos de alimento e placa (biofilme dental) das superfícies lisas dos dentes, mas as escovas de dentes não alcançam as depressões e reentrâncias da superfície mastigatória (oclusal) por completo. A placa (biofilme dental) acumulada nestes locais e o ácido produzido pelas bactérias que a compõem, atacam o esmalte, podendo causar a cárie. Enquanto o flúor auxilia a proteger todas as superfícies do dente. Os selantes dentários atuam na proteção adicional para as áreas com sulcos e orifícios, “selando” essas regiões.

Compreensão

Aplicar selantes dentais não dói e não requer desgaste dos dentes ou medicamentos anestésicos.

O dentista polirá a superfície do dente para remover a placa (biofilme dental) e os resíduos de alimento das superfícies dos dentes que receberão o selante.

Em seguida, ele isolará e secará o dente para que a saliva não se misture ao selante enquanto ele está sendo aplicado.

O dentista aplicará o selante no dente; e usará uma luz ultravioleta por 30 segundos para fixar o selante à superfície do dente.

Finalmente, o dentista avaliará o selante dental e verificará sua oclusão.

Planejamento

Na maioria das vezes, o selante dental é aplicado assim que o dente nasce, entre os seis e os doze anos de idade. Selantes podem ser utilizados em crianças mais velhas e mesmo em adultos cujos dentes possuem sulcos profundos. O dentista poderá ajudá-lo a decidir qual o momento correto de fazer a aplicação.

Desde que o selante permaneça intacto, a superfície do dente estará protegida da cárie. Selantes suportam bem a força normal de mastigação e normalmente duram vários anos antes da reaplicação ser necessária. Durante suas visitas regulares ao consultório odontológico, o dentista verificará a condição dos selantes e os reaplicará quando necessário.

Publicado por


Comentários no Facebook