Cuidado com pacientes diabéticos no tratamento odontológico

Sabemos que a prevalência do Diabetes vem aumentando gradativamente nos últimos anos. Isso é uma tendência mundial.  Os maus hábitos alimentares da população, em conjunto com o sedentarismo e a obesidade são fatores predisponentes para o Diabetes mellitus do tipo 2. Uma significativa parcela da população desenvolve esta doença após os 50 ou 60 anos de idade. Muitas vezes, este paciente chega na cadeira do dentista apresentando complicações bucais da doença.

Continue lendo “Cuidado com pacientes diabéticos no tratamento odontológico”

Prevenção Odontológica

O termo “prevenção odontológica” é mais amplo do que muitas pessoas o imaginam.

Partindo do princípio de que TUDO em nosso organismo está inter relacionado, de que várias estruturas nobres e também fundamentais para nossa vida estão localizadas na região de cabeça e pescoço, de que uma doença agride não somente o local, como os tecidos e órgãos visinhos e ainda, de outras regiões distantes de onde o problema foi originado, fica mais fácil de entender que, praticando prevenção odontológica está se cuidando mais do que de dentes.

A Prevenção é importante para prevenir novos problemas e também para aumentar a vida útil de todos os trabalhos na boca, que polidos e adaptados, demorarão mais para serem substituídos. Continue lendo “Prevenção Odontológica”

Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates

A dentista Simone Rocha alerta sobre a importância de uma escovação após a ingestão dessas guloseimas de páscoa para evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Chegou à época do ano que os amantes de chocolate mais gostam: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe dessa guloseima. Por onde passa você vê aquelas vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, a dentista Simone Rocha vai ensinar o melhor jeito de aproveitar a páscoa sem esquecer-se da saúde dos dentes.

Continue lendo “Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates”

De cárie a mau hálito, veja danos do álcool à saúde bucal

De acordo com especialistas, não são apenas os alimentos açucarados que trazem prejuízos aos dentes

Não é novidade que os alimentos açucarados e o ácido dos sucos de fruta não trazem nem um benefício aos dentes. Mas os dentistas alertam também para outra fonte oculta de danos à saúde bucal: o álcool. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Continue lendo “De cárie a mau hálito, veja danos do álcool à saúde bucal”

O que é preciso saber sobre tabagismo e saúde bucal

As doenças pulmonares – câncer de pulmão, enfisema, bronquite crônica – são lembradas, na maioria das vezes, quando se pensa nas consequências do tabagismo sobre a saúde.

Mas, uma vez que o consumo de cigarros pode afetar quase todos os órgãos do nosso corpo, não é surpresa que a saúde bucal também esteja incluída. Veja a seguir o que é necessário saber sobre tabagismo e saúde bucal para manter a saúde.

Continue lendo “O que é preciso saber sobre tabagismo e saúde bucal”

Semana da Criança

Em comemoração a semana da criança, no último dia 10 de outubro, realizamos uma ação com a nossa instituição parceira, o Educandário Anália Franco, que transformou a tarde dos pequenos estudantes.

O entretenimento ficou por conta das palestras lúdicas e didáticas para todas as crianças da educação infantil. A equipe da nossa Dra Victória Alves ensinou a importância da escovação de dentes correta, quantas vezes ao dia deve-se higienizar a boca e esclareceu como é fundamental procurar um profissional assim que aparece o primeiro dente de leite das crianças.

Continue lendo “Semana da Criança”

Dia Mundial do Coração

Dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração instituído pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation).

Em comemoração a este evento, tivemos o grande prazer de contribuir com a ação realizada pela nossa parceira APAS (Associação Policial de Assistência à Saúde da Baixada Santista), com o objetivo de alertar os perigos das doenças do coração e divulgar a importância da prevenção de possíveis ataques cardíacos. Continue lendo “Dia Mundial do Coração”