Como deve ser a escovação e a importância da troca de escova

Como posso cuidar da minha escova dental?

Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes. Depois de usar a escova, agite-a vigorosamente sob água corrente e guarde-a em pé, de forma que possa secar.

Continue lendo “Como deve ser a escovação e a importância da troca de escova”

9 Dicas para quem tem dentes sensíveis

Tem gente capaz de mover um automóvel apenas puxando uma corda com os dentes. Outras, em compensação, sentem dor ao tomar um simples café passado na hora ou provar um sorvete. São pessoas que têm dentes sensíveis e acabam convivendo com a dor e suas limitações por não saber que o problema é tratável.

Pacientes descrevem a dor como se fosse um choque. Alguns são sensíveis ao calor e ao frio. Os mais sensíveis sentem incômodo até mesmo quando escovam os dentes ou usam o fio dental.

Continue lendo “9 Dicas para quem tem dentes sensíveis”

Qual a melhor maneira de higienizar a língua e como evitar ânsia de vômito durante a escovação

Os raspadores de língua são eficazes na redução da halitose, pelo menos em curto prazo. Porém, uma escova dental pode funcionar tão bem quanto o raspador, desde que você se lembre de escovar a parte média e posterior da língua, onde as populações microbianas podem ser especialmente altas. Se você achar que escovar ou raspar a língua provoca ânsia de vômito, recomenda-se que você segure a língua com a mão livre. Estabilizar um pouco a língua facilita a raspagem ou a escovação da superfície. Embora escovar a língua não tenha um efeito duradouro sobre o mau hálito, esse é um passo importante para manter a boca toda saudável. Ressaltando que o mau hálito pode ser sinal de um problema de saúde, como uma infecção do trato respiratório, sinusite crônica, diabetes, distúrbio gastrintestinal e doenças de fígado ou rins.

Continue lendo “Qual a melhor maneira de higienizar a língua e como evitar ânsia de vômito durante a escovação”

Só o dentista remove tártaro

O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana que não foi retirada no dia a dia durante as higienizações.

Para fazer essa limpeza, o dentista usa um aparelho de ultrassom e outros instrumentos manuais. Também pode ser utilizado o jato de bicarbonato. Nesse procedimento, o profissional faz uma raspagem para remover o tártaro e alisar a superfície do dente. Assim, menos placa é acumulada e menos tártaro se formará futuramente.

Continue lendo “Só o dentista remove tártaro”

Dicas de escovação para crianças

As primeiras escovadas

Todos nós sabemos como as nossas crianças tendem a comer mais alimentos açucarados e também sabemos o que isso causa nos dentes delas, logo temos que ensiná-las a escovar os próprios dentes.
Assim que os primeiros dentes começarem a despontar, você já deve levar seu filho a uma consulta com um odontopediatra. Ele irá examinar não só os dentes, como também o céu da boca e até a língua – sem falar nas preciosas orientações sobre como prevenir cáries. O contato precoce com esse profissional evita um problema sério que muita gente carrega pelo resto da vida: o medo do dentista! Então, quando levar a criança ao consultório, tente mostrar o especialista como um amigo e explique que, na verdade, a visita é para cuidar da boca, justamente para que ela não tenha nenhuma doença.

Continue lendo “Dicas de escovação para crianças”

Importância do Fio Dental

O uso diário de fio dental é um componente importante na remoção da placa, mas muitas pessoas o evitam, devido a que esse procedimento é doloroso para elas. Mas o uso correto de produtos para fio dental pode facilitar a tarefa e torná-lo indolor.

Muitas pessoas pensam que o fio dental padrão é o único produto efetivo para o uso de fio dental. Mas há muitos produtos que cumprem com as necessidades das pessoas de todas as idades, com qualquer tipo de condição dental. Se uma destas condições se aplica a você, considere algumas opções especializadas de uso de fio dental:

Continue lendo “Importância do Fio Dental”

Auxiliar a criança na escovação é a saída para dentes fortes. Confira as dicas!

Ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará resultados para o resto da vida Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, houve uma redução de 26% de cáries nas crianças de 12 anos desde 2003. Isso prova que ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará resultados para o resto da vida. Porém, para isso é necessário alguns cuidados especiais desde cedo.

Continue lendo “Auxiliar a criança na escovação é a saída para dentes fortes. Confira as dicas!”

O quanto é seguro o clareamento de dentes?

Após uma década de pesquisas, métodos clareadores provaram-se seguros e eficazes. Vários produtos disponíveis hoje no mercado não apresentaram reações adversas em dentes ou gengiva após longos testes clínicos e laboratoriais. Tenha a certeza de procurar produtos clinicamente testados, siga as instruções e consulte um profissional da área odontológica. No passado, as concentrações de ingredientes clareadores mais altas, utilizadas em consultório, resultavam em maior sensibilidade. Entretanto, hoje com os géis clareadores são bem tamponados, a sensibilidade não é mais um problema.

Continue lendo “O quanto é seguro o clareamento de dentes?”