Saiba escolher a escova ideal para seu tipo de dente

Os cuidados com a nossa saúde bucal, são fundamentais para que todo o restante do nosso corpo possa trabalhar em equilíbrio. Esses cuidados começam, principalmente, na questão da higiene e, saber escolher sua escova e escovar os dentes regularmente, pode evitar diversos problemas e doenças ao longo da vida.

Para começar 2019 com saúde bucal em dia, o CROSP, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, divulgou recentemente uma lista com dicas e informações importantes sobre a escolha correta da escova de dente, item fundamental para a limpeza da nossa boca. Confira as dicas abaixo, mas não se esqueça de consultar regularmente seu dentista de confiança.

A escova de dente

Para quem tem a gengiva saudável e de um modo geral, as escovas mais indicadas são as de cerdas macias e o tamanho da escova pode variar por causa da arcada dentária, tamanho dos dentes e de seu posicionamento. Os modelos de tamanho 30 e 35 (tamanho da ponta da escova de dente) são os mais usuais. A espessura das cerdas e recorte das pontas podem facilitar a limpeza total.

Quem faz o uso de próteses

Para que usa prótese fixa ou móvel a indicação para as peças são as de cerdas duras. É importante também que elas sejam limpas frequentemente com antissépticos específicos ou bicarbonato de sódio. Em caso de próteses fixas, é indicado interdentais que possuem cerdas cônicas ou cilíndricas. O modelo interdental também é indicado para quem usa aparelhos.

Para crianças

O modelo ideal para as crianças são os de cabeça pequena com cerdas macias. Muitas marcas têm modelos específicos para crianças e na embalagem contém a idade indicada na embalagem. Para crianças de até três anos de idade, o ideal é usar as escovas de cerdas extra macias e com as extremidades arredondadas.

Armazenamento e troca

O momento certo de trocar a escova e o armazenamento também são de extrema importância para a saúde bucal. O tempo estimado para troca é a cada três meses, mas, se for perceptível o desgaste das cerdas, o recomendado é substituir. Sobre o armazenamento, é importante manter a escova longe de lixeiras e do vaso sanitário, onde ocorre a maior proliferação de bactérias. Guardar dentro de embalagens específicas é indicado, desde que, a escova esteja limpa e seca.

No caso de dúvidas sobre qual a escova ideal, procure a Doutora Eliana Franciscatti. Há quase 20 anos como dentista, A Dra. Eliana é especialista em Odonto Estética, Reabilitação Oral e Ortodontia. Ela e sua equipe estão dispostos a auxiliar e acompanhar seus pacientes para que garantam a boa saúde bucal e ajudar a prevenir de qualquer problema futuro. Seu consultório está localizado no centro da Cidade de Caieiras, com fácil acesso de veículo e transporte coletivo.

Fonte: CROSP

Posts relacionados

Publicado por


Comentários no Facebook