Manual orienta atendimento de profissionais da saúde em casos de violência

Os profissionais da saúde podem ajudar a identificar e denunciar casos de maus tratos aos pacientes menores de idade. Para orientá-los sobre a conduta a ser tomada nesses casos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) criaram o Manual de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência. O material está em sua segunda edição e pode ser acessado aqui. Continue lendo “Manual orienta atendimento de profissionais da saúde em casos de violência”

Resiliência: um caminho para o sucesso

Adaptar-se é condição essencial da humanidade

Resiliência é a palavra do momento. O vocábulo é usado nas mais diversas situações e não poderia ser diferente. Em um cenário econômico conturbado como o que estamos vivendo nos últimos anos, quem não desenvolveu a capacidade de lidar e superar os desafios e se adaptar às mudanças, certamente sucumbiu. Continue lendo “Resiliência: um caminho para o sucesso”

Respiração pela boca pode causar mau hálito

Respirar pelo nariz e soltar pela boca. Você certamente já ouviu essa recomendação em algum lugar. E também já deve ter aprendido durante as aulas de biologia que os seres vivos precisam respirar para viver. O processo de inspirar o oxigênio pelo nariz funciona como um combustível para o nosso corpo, que libera energia para garantir o funcionamento dos nossos órgãos dia e noite. Contudo, é comum encontrarmos muitas pessoas que fazem a respiração de forma errada, pela boca, e não pelo nariz. Continue lendo “Respiração pela boca pode causar mau hálito”

A influência da vitamina D nas áreas da odontologia

A vitamina D, produzida pelo sol e alguns alimentos, vem desempenhando um papel muito importante na odontologia através de sua influência direta na saúde bucal. Essa vitamina é apresentada de duas formas: a vitamina D2 de origem vegetal, e a vitamina D3 de origem animal, formada pela pele por meio da absorção de raios ultravioletas B. Continue lendo “A influência da vitamina D nas áreas da odontologia”

Saúde – Fio dental é a recomendação para uma higiene completa

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) esclarece a importância do uso do produto e aponta algumas dúvidas sobre a sua utilização na escovação

Um dos maiores aliados da higiene bucal é o fio dental. Ele alcança áreas em que a escova não chega promovendo a total limpeza da boca e por consequência protegendo-a de diversos problemas. Algumas pessoas, no entanto, ainda têm dúvidas em relação a sua utilização e sobre a variedade de modelos encontrados no mercado. Por isso, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) esclarece alguns pontos, lembrando sempre que as melhores orientações devem vir do cirurgião-dentista.30 Continue lendo “Saúde – Fio dental é a recomendação para uma higiene completa”

Aumenta a busca por planos odontológicos

Estudo mostra que brasileiros estão se preocupando cada vez mais com saúde bucal

A população brasileira está mais preocupada com a saúde bucal. É o que mostram os dados da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge). De 2011 a 2017, segundo a instituição, o crescimento de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos foi de 39%, o que representa evolução média de 5,6% ao ano.

Continue lendo “Aumenta a busca por planos odontológicos”